Caro leitor,
Eu espero que eu possa te chamar de leitor(a), sem que isso lhe cause nenhuma surpresa. Afinal, é impossível se tornar um grande copywriter sem antes se tornar um leitor dedicado.
A propósito, ler essa série até o final, já será um "primeiro filtro" para saber se você está realmente sério na sua decisão de se tornar um copywriter 5 estrelas.
Para já começarmos com bastidores, no parágrafo acima eu usei uma técnica que eu chamo de: Dupla validação. Essa é uma técnica perfeita para o início de um texto.
Você pode fazer isso em forma de incentivo, como por exemplo:
O texto acima diz: Se você tem algum interesse no mercado de internet marketing, o que eu vou apresentar nesta carta, será bem especial e muito valioso...
Ou seja, o texto começa com uma espécie de validação. Você realmente está interessado no que eu tenho para te apresentar?
Você também pode usar como eu fiz: Ler esse texto já é um teste para saber se você está decido. Afinal, somente leitores dedicados se tornam copywriters 5 estrelas.
Quando eu disse: O primeiro passo para se tornar um grande copywriter é se tornar um leitor dedicado. Essa é uma técnica chamada de "Proclamation", que eu prefiro traduzir como afirmação.
Uau! Consegue perceber como em um pequeno bloco de texto, existe uma série de técnicas de copywriting escondida?
E esse é o propósito dessa série... Revelar os bastidores da escrita persuasiva de uma maneira prática e objetiva.
Preparado?
O início da jornada como um copywriter é semelhante ao processo de alfabetização de uma criança. Ao invés de começar escrevendo uma redação, você começa escrevendo o seu nome, dominando o alfabeto, escrevendo frases simples.
Reconhecer que você ainda não é um copywriter, não significa que você não sabe se comunicar. Existem excelentes comunicadores que não são copywriters.
O Copywriter escreve para vender um produto/serviço. Esse é o seu propósito final. É uma escrita publicitária. Muitos empresários cometem esse erro: Mas eu sei falar, eu sei me comunicar.
Comunicar bem e criar desejo de compra imediata, apesar de dois elementos importantes, são tópicos diferentes.
O Copywriter domina uma escrita que ativa emocionalmente o público e desperta um desejo de compra. É uma técnica muito complexa, que é capaz de transformar desconhecidos em clientes, 30-40 minutos depois de um vídeo ou 30-40 parágrafos depois.
Na próxima vez que você estiver assistindo a alguma série ou filme, eu quero te sugerir um exercício prático. Ignore a cena em destaque e fique olhando para os figurantes.
Repare em como eles estão atuando. Como eles passam em frente a câmera durante poucos segundos, como eles fingem conversas, como eles fazem a composição da cena.
Você ficará surpreso com a quantidade de pessoas que aparecem na cena, e você estava simplesmente ignorando, afinal, estava concentrado na cena principal.
Como copywriter, você precisa se "desligar" do texto e tentar entender a intenção do autor.
Esqueça um pouco as minhas palavras neste texto, e tente pensar um pouco sobre a minha intenção neste exato momento. O que eu estou "fazendo com a sua mente", enquanto você lê esse texto.
Por exemplo: Talvez, enquanto eu falei sobre os figurantes passando em algumas cenas de filmes e séries, a sua mente tentou gerar essa imagem mental.
Porque esse é o trabalho do nosso cérebro, responder aos sinais que ele recebe. Sejam sinais internos (os seus pensamentos) ou sinais externos (as palavras de alguém para você), seja em um texto ou vídeo.
Como copywriter você precisa:
01 - Entender quais são as respostas mais comuns geradas pelo nosso cérebro que nos conduzem a uma compra
02 - Identificar quais os estímulos mais poderosos (Frases, palavras, histórias)
03 - Definir corretamente o argumento central da sua copy (que gere desejo e conduza para uma ação)
04 - Conseguir estruturar um texto a partir de uma sequência perfeita de estímulos, que se for acompanhada pelo seu público, aumenta consideravelmente as chances de gerar uma venda.
Antes de começar a estudar as frases, headlines, parágrafos, comece se tornando um ávido estudando sobre a mente humana.
O primeiro passo envolve entender a diferença entre:
01 - Cérebro reptiliano (Instinto de sobrevivência)
02 - Sistema límbico (Gestão das emoções)
03 - Neocortex (Racional, habilidade cognitiva)
Toda carta de vendas profissional, faz o uso de técnicas capazes de conversar corretamente com cada parte do nosso cérebro.
Existem cerca de 7 estímulos ao cérebro reptiliano, cerca de 7 gatilhos mentais para o sistema límbico, e aproximadamente 7 recursos de convencimento ao cérebro racional.
Dominar cada um desses elementos, te coloca inevitavelmente no hall do fama dos copywriters do seu mercado. São poucos os que se dedicam a estudar, dominar e diariamente aperfeiçoar esse conhecimento.
A pergunta é: Você vai fazer parte desse grupo?
Muito bem. Se você continuou a leitura é porque disse sim, eu quero fazer parte desse grupo. Podemos partir agora para os próximos passos.
É importante estabelecer a diferença entre a estrutura de uma copy e a técnica de escrita. Ou seja, a diferença entre o O QUE escrever e o COMO escrever.
Imagine o seguinte:
01 - Eu quero começar uma copy fazendo uma pergunta de confronto, depois eu vou contar uma história pessoal para criar conexão e apresentar uma prova. Na sequência, eu vou fazer uma antecipação com promessa. Depois, eu vou inserir 2 prints com exemplos práticos do método.
Na sequência, vou começar a responder as principais objeções.
O que eu fiz acima foi uma espécie de ROTEIRO da sua copy. Você descreveu como será essa copy, antes mesmo de escrever uma primeira palavra.
Vamos ver como ficaria essa copy.
Exemplo prático:
Pergunta de confronto: Me responda com sinceridade, você realmente que se tornar um copywriter 5 estrelas?
História: Essa foi uma pergunta que eu ouvi há pouco mais de 7 anos. Foi mais ou menos assim... [HISTÓRIA].
Antecipação: O que eu vou te apresentar agora foi o exato caminho que eu segui nos últimos 7 anos, porém, com uma grande diferença, eu vou resumir isso em uma jornada de 12 meses. Ou seja, o que eu demorei 7 anos para aprender, você irá dominar em 1 ano.
Como?
Prova: Eu vou te explicar isso em detalhes. Mas antes, dá uma olhada nessas duas imagens.
A Copy acima é um exemplo do pontapé inicial para a construção do roteiro. Repare que existe uma marcação no texto dizendo: Exclusividade. Ou seja, a intenção desse trecho está exatamente na criação de um sentimento de algo exclusivo, seleto.
A frase traduzida: Se torne um dos 250 parceiros na nossa empresa de capital de risco. A especificidade no número, mostra que a oferta a seguir será algo bem seleto, apenas para 250 pessoas.
Repare na imagem acima, um copy repleta de rabiscos, cada uma representando um elemento do roteiro.
Cada trecho importa, cada frase importa. Cada detalhe importa. Mas para isso, você precisa saber exatamente o que está fazendo.
Lembra o que eu falei sobre aprender a ler? É exatamente isso. A propósito, leia essa lição com este novo olhar, tente encontrar os elementos, perceba os detalhes em cada trecho.
Pegou a ideia?
Conseguiu entender que PRIMEIRO você pode fazer um roteiro, definir como será a composição da sua copy para somente depois, começar a escrever?
Isso muda completamente a sua maneira de escrever, certo?
Imagine você ter um roteiro nas suas mãos? Narrando em detalhes tudo o que você deve fazer no próximo parágrafo?
Imagine ter a habilidade de dominar cada uma das técnicas e estruturas para oferecer o seu produto ou serviço?
Pois é. É exatamente isso que um copywriter 5 estrelas faz. É isso que ele domina.
Na próxima lição eu vou apresentar os detalhes de alguns modelos, vou explicar como funciona o roteiro de copy, que servirá como o seu método oficial de escrita de agora em diante.
Incrível, hein?
Pois é. Isso é só o começo.
Compartilha comigo abaixo o que você aprendeu, me deixa saber qual foi o seu maior insight, como esse primeiro texto te ajudou. Aproveita para testar a sua escrita. 🙂
Vamos em frente.
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