LIÇÃO 01 DE 03 - CLIQUE AQUI PARA LER A LIÇÃO 01
LIÇÃO 02 DE 03 - CLIQUE AQUI PARA LER A LIÇÃO 02
"Não adianta estudar tudo sobre copy sem ANTES conhecer mais sobre o SEU estilo de escrita..."
Caro leitor,
Seja bem-vindo de volta.
Chegamos na terceira e última lição da nossa série. Essa lição é a mais importante de todas. Por isso eu peço que você redobre a sua atenção durante as próximas linhas.
Mas antes uma pequena confissão...
Eu sou um apaixonado pelo tema copywriting. Mas confesso que entregar todos esses segredos assim, gratuitamente, é algo que eu fiquei muito relutante.
Eu sou muito copiado. O que em si, não é o que me incomoda. O que me preocupa é que as pessoas que me copiam, ficam tentando "re-inventar" para não ficar tão na cara, e acabam confundindo as pessoas.
Eles pegam o meu método e conceitos, dão novos nomes, adicionam passos, e aí começa a complicar o que NÃO precisa ser complicado.
É por isso que eu filtro tanto o meu método e sempre trabalho com tickets maiores, pois eu não quero popularizar técnicas tão avançadas assim.
Eu acredito que somente um grupo seleto esteja realmente preparado para sair na frente com esse conhecimento.
Além disso, eu sei que o conteúdo dessa série não representa sequer 0,5% do meu método.
Infelizmente, no mercado brasileiro, muitos acham mais fácil copiar ao invés de estudar de verdade para conseguir criar algo único.
Não existe atalho no mundo da copy. Ou você estuda de verdade e se dedica, ou esquece...
Mas existe um detalhe único, que é impossível de ser copiado. A minha análise da sua copy e do seu estilo como copywriter.
E é exatamente sobre isso que eu quero conversar com você na terceira e última lição.
Na lição 01 eu falei que: Antes de aprender a escrever você precisa aprender a ler como um copywriter.
Pois bem. Antes de entender como você irá persuadir o seu público, você precisa identificar como a sua mente é atraída por algo. Como você aprende e como você CRIA os seus argumentos.
Em outras palavras, qual o seu estilo de ESCRITA.
Vamos entender isso em detalhes.
Pense o seguinte: Imagine que você foi convidado para fazer uma palestra de 1 hora para cerca de 1.000 pessoas. É um super evento no seu nicho de mercado.
Você terá a oportunidade de fazer essa grande apresentação e claro, fazer um pitch de vendas.
Como você faria essa apresentação? Como você se sente fazendo essa apresentação?
Alguns ficariam extremamente nervosos, ansiosos e precisariam de semanas de preparação.
Outros, já estão acostumados, gostam de uma grande audiência e não teriam grandes dificuldades.
Agora imagine que você está em uma reunião individual, com uma pessoa que disse para você: Ei! Eu preciso de ajuda e eu sei que você pode me ajudar.
Como seria a conversa com essa pessoa? Diferente da palestra para 1.000 pessoas certo?
Pois bem.
O Copywriter 5 estrelas consegue ter essa conversa INDIVIDUAL, mesmo que ele esteja falando com 1.000 pessoas ao mesmo tempo.
Como?
O uso correto do método. O domínio dos conceitos apresentados até aqui. MAS para você conseguir fazer isso, é muito importante conhecer o SEU estilo de escrita.
Existem 3 tipos de escrita, provavelmente você já tem um desses estilos desenvolvido. Afinal, você vem utilizando durante toda a sua vida, desde que a época da escola.
Mas se você ficar limitado em um único estilo, você sempre terá uma mensagem limitada.
Vamos lá. Mais uma vez, essa é a parte mais importante de todas, respire um pouco, faz um alongamento, toma uma xícara de café e atenção total nas próximas linhas.
Respira fundo...
Vamos lá.
O primeiro passo para descobrir o seu estilo é lembrar da época da escola, quais as matérias que você tinha mais facilidade.
Matemática? História? Português? Biologia? O que sempre despertou a atenção do seu cérebro? O que cativou a sua mente?
Que tipo de FILME você gosta de assistir? Qual a sua série favorita? Qual o estilo de MÚSICA você escuta?
Você precisa fazer uma lista do seu histórico de interesses. Não somente do passado, mas ao longo dos últimos anos. Você passou a se interessar por algum estilo musical novo? Filme? Alguma área de interesse?
Algum hobbie novo?
Na imagem acima, temos uma representação de algumas divisões importantes no cérebro humano.
Repare na parte laranja, eu quero destacar a palavra: REWARD. Que significa RECOMPENSA.
Existem atividades que ativam fortemente essa região, gerando uma RECOMPENSA intensa. Isso é ativado na mente, que ativa os nossos neurotransmissores (mensageiros químicos), que liberam substâncias de alegria, bem-estar no nosso organismo.
É provável que isso tenha acontecido com você neste exato momento. Eu estou te apresentando algo novo, avançado, único, exclusivo, extremamente interessante.
O seu cérebro está literalmente "fervendo"... "Caraca... que coisa interessante...".
Existem músicas que ativam essa zona de recompensa. Por exemplo, você conheceu uma música NOVA.
E você fica ouvindo essa música sem parar... até que a zona de recompensa para de gerar o mesmo estímulo. Você parte para o próximo.
Muito bem. Entendido essa primeira parte, vamos para o seu estilo de escrita.
Só preciso deixar uma coisa clara. O estilo de escrita é um efeito do seu estilo de comunicação primário, que é um efeito da maneira como o seu cérebro é estimulado.
Ou seja, você tende a falar sobre coisas que chamam a sua atenção, você subentende que aquilo que é interessante para você, também seja para os outros.
O que na prática, não é bem assim.
Por isso você é capaz de ter uma crise de risos com um determinado vídeo, e quando compartilha com alguém, a pessoa não consegue enxergar nenhuma graça, ou nada demais.
Existe um outro detalhe para você levar em consideração. Muitos empreendedores quando vão para internet, eles ficam tentando "modelar textos persuasivos", ou seja, abrem mão do seu estilo de comunicação.
É por isso que muitos textos são completamente superficiais, textos e vídeos "sem alma", sem nenhuma personalidade.
Vamos para os estilos...
Tipo número 01: Estilo de escrita/comunicação NARRATIVO-Emocional: Esse é um perfil relativamente comum. São pessoas que se sentem confortáveis em compartilhar histórias pessoais. Não tem na sua mente, barreiras para que os outros lhe conheçam.
Provavelmente, um hábito desde a infância de compartilhar os seus sentimentos e bastidores. Geralmente, pessoas que tiveram um ciclo de amizades na infância e adolescência relativamente grande.
São pessoas boas em identificar os sentimentos de outras pessoas. Esse perfil de escrita e comunicação nunca começa com fatos e dados, sempre conta alguma história e tende a compartilhar algum sentimento.
Ex: Gente, estou muito feliz de estar aqui neste evento. Sempre foi um sonho ser convidada para falar em um evento como esse. Há 2 anos eu estava aí sentada, hoje estou aqui.
Esse seria um exemplo de como esse perfil começaria uma palestra. Se você é uma pessoa que no dia a dia, conversa de maneira íntima com as pessoas, essa é uma habilidade extraordinária para um copywriter.
Porém, você não pode ter uma copy 100% narrativa e emocional.
Quando usar a copy narrativo/emocional? Essa é uma copy perfeita para a abertura e fechamento de uma copy. Nunca para o meio. Pois isso pode quebrar o ritmo do ciclo de vendas e persuasão.
A copy narrativa/emocional é um tempero e não o prato principal. Por isso que muitos erram a mão, ou usam de menos, ou usam em excesso.
E aí? Faz sentido, certo?
Quando eu comecei a estudar isso, fiquei maluco!!! Eu começava a analisar as pessoas a minha volta. E como um passe de mágica, conseguia DESTRAVAR a copy de muitos.
Em alguns casos, eu perguntava um pouco sobre a vida da pessoa, era surreal. TUDO BATIA...
Eu falava: Você teve muitos amigos na infância? Ou uma amizade MUITO forte que você era muito próximo?
Ou o contrário, crianças com poucos amigos ou uma juventude um pouco mais isolada. É impressionante como TUDO está 100% conectado.
Em alguns casos, eu só preciso "resgatar" o estilo original da pessoa e ensinar os outros dois que ela ainda não domina.
Se identificou com esse?
Vamos para o próximo...
Estilo de escrita/comunicação 02: Narrativo/Racional: Esse é um perfil de comunicação mais técnico. Prioriza fatos e dados. Quando vai contar uma história, se concentra muito mais em apresentar a sequência correta dos fatos, ao invés de compartilhar sentimentos ou bastidores.
É um perfil de comunicação mais "distante". É alguém que está representando um tema, não está compartilhando algo pessoal.
Perfil que tem uma natureza questionadora, nunca acredita em nada sem antes verificar as evidências. Geralmente, teve uma infância com um grande foco nas notas e desempenho escola como um todo. Mais do que os relacionamentos com os clientes.
O perfil de criança que estava estudando quando o professor saia da sala, enquanto tinha o grupo que ficava conversando. Aqui tende a ter uma característica de foco individual, tem mais dificuldade em ler outras pessoas.
Sempre procura resposta nos fatos e dados, nunca em interpretações mais subjetivas. Em muitos casos, um histórico de competição desde a infância até a vida adulta.
Quando vai fazer uma apresentação, tem um alto nível de preocupação com a qualidade do material apresentado, foco nos detalhes.
Ex: Bom dia a todos, na palestra de hoje eu vou falar sobre o assunto X. Eu vou fazer uma apresentação primeiro e depois abro para as perguntas. Eu quero começar a apresentação apresentando alguns dados.
Se você tem esse perfil, escrevendo uma carta de vendas, você terá uma grande vantagem na apresentação de provas. MAS se não desenvolver a sua habilidade emocional, irá conversar com um pequeno grupo de leitores.
A Narrativa Racional é PERFEITA para o momento da pré-oferta. Antes de iniciar oficialmente o seu pitch. É uma poderosa ferramenta para o momento de antecipação da oferta.
Se o seu público já estiver envolvido emocionalmente, a narrativa racional termina o trabalho persuasivo.
Repare que os 3 estilos se COMPLEMENTAM. O problema é que a maioria sequer conhece o seu direito. Ou não sabe explorar na sua copy, algo que é muito fácil para eles.
Ou seja, se na sua natureza, você é Narrativo/Emocional, você PRECISA usar isso, é o seu ponto forte. Mas você agora sabe, que precisa desenvolver a narrativa racional.
Vamos para o terceiro.
Estilo de escrita/comunicação 03: "Conversacional": Enquanto o perfil narrativo/emocional é centrado no EU. Fala muito sobre si mesmo, os seus sentimentos e bastidores, o narrativo/racional, se concentra nos fatos e dados.
Já o conversacional, o foco está na Conversa. Ou seja, o foco está no outro. Em garantir que o outro está entendendo e constantemente interagindo.
São pessoas que durante uma apresentação, sempre procuram adaptar o discurso. Ex: Tem alguém aqui que já conhece o assunto que eu vou apresentar?
Alguém? A pessoa responde: Eu conheço um pouco.
Qual o seu nome?
João.
Legal João, conta pra gente o que você conhece.
Obrigado João.
Esse é um perfil EXTREMAMENTE auditivo. Gosta de ouvir para então formular a sequência da conversa e apresentação. Esse é um perfil comum para quem teve um histórico de conhecer novas pessoas.
É possível que alguém que alguém com hábito de viajar, desde muito cedo. Existe um interesse externo muito maior do que a conversa interna.
É um perfil que em uma roda de conversa, observa alguém que esteja calado e então ativa a pessoa na conversa: E você, o que está achando do evento?
Pessoas que tem extrema facilidade de iniciar conversas com estranhos, sabem gerar confiança em poucos minutos, tem habilidade de deixar as pessoas confortáveis em sua presença.
Em muitos casos, são reconhecidas pelo seu bom humor e entusiamo constante.
Em uma copy, esse perfil possui uma habilidade extraordinária para apresentar o PROBLEMA que o produto/serviço irá resolver. Consegue descrever com riqueza de detalhes a situação do cliente.
Afinal, é um perfil que conhece muito bem o outro. Sabe enxergar além do óbvio. Mas tende a ser muito limitado na hora de apresentar a oferta, o que prejudica a conversão.
Mais uma vez, é por isso que você PRECISA desenvolver os 3 estilos.
Posso te falar algo?
NÃO existe treinamento que ensine os 3 estilos. A maioria dos produtores, pegam o SEU estilo e compartilham com TODOS como um modelo único.
Alguns irão se identificar, MUITOS OUTROS não, irão se sentir perdidos.
E foi por isso que eu decidi fazer algo único, que não será uma tarefa fácil, talvez o meu projeto mais desafiador de todos... que é formar as pessoas em TODOS OS 3 estilos.
Eu vou falar mais sobre isso já já...
Mas antes, vamos concluir o raciocínio.
Ufa! Como eu estou feliz em finalmente compartilhar esse conhecimento com você.
Eu planejo fazer isso há alguns anos, mas eu não achava que o mercado estivesse pronto. Eu precisava esperar o momento certo, e ele chegou.
Eu quero que você faça um exercício muito prático.
Você consegue reparar que durante essas 3 lições eu utilizei os 3 ESTILOS ao mesmo tempo?
A minha escrita mudou da água para o vinho quando eu descobri o meu estilo de escrita. Ou melhor, quando eu RETORNEI para o meu estilo.
O meu perfil é predominantemente o conversacional. Desde muito cedo eu tive a oportunidade de conversar muito. Na igreja, na escola, morei em um condómino com muitas crianças.
Eu ia para a escola bíblica dominical, fazia apresentações, tinha que conversar com os colegas. Meus pais participavam de muitos eventos em igrejas diferentes, eu conhecia muitas crianças novas.
Já na minha adolescência, eu me mudei para outro bairro e fui morar em casa. Mas na nova escola, fiz novas amizades que se tornaram melhores amizades.
Como todos moravam muito perto, era uma amizade além da escola, isso também me impactou muito socialmente. Quando eu entrei na faculdade, decidi focar nos estudos e vida profissional, acabei me isolando mais, aqui eu desenvolvi o meu lado mais racional.
Enfim, quando eu comecei a estudar esse assunto, eu fiz uma análise da minha vida e fui me reconectando com aquilo que eu já tinha mais proximidade.
A minha copy era MUITO, MUITO TÉCNICA. Porque eu estava estudando técnicas, e ficava escrevendo textos "perfetinhos". Eu até conseguia vender, mas sabia que não era aquele tipo de copy que me levaria para o próximo nível.
Foi quando eu decidi resgatar a minha habilidade conversacional e trabalhar mais fortemente a minha narrativa/emocional. Eu não fazia isso.
Como o meu perfil era mais conversa, eu não falava muito sobre mim. Em resumo, eu comecei a entender qual era o BOTÃO do meu cérebro que eu precisava ativar na hora de escrever cada trecho.
Vai parecer loucura! Mas é assim que eu me sinto...
Quando eu vou começar uma copy, é como se eu conseguisse fazer uma divisão de versões diferentes do Natanael.
O Natanael da infância/adolescência
O Natanael do começo da jornada como empreendedor
O Natanael HOJE...
Quando eu vou contar uma história é um resgate tão forte na minha mente, que em muitos casos eu fico emocionado ou com saudades de uma determinada época.
É uma experiência extremamente gratificante. Eu consigo entrar em um estado de foco/flow que chega a ser relaxante.
Escrever se tornou algo tão fácil, tão normal, que não me causa nenhum desconforto. Muito pelo contrário, eu ganho dinheiro com isso.
É surreal. Algo que eu desejo que muitas pessoas possam experimentar.
Eu sei que tudo isso pode soar um pouco exagerado. Mas se você parar e pensar um pouco sobre isso, você irá concordar comigo.
Com esse conhecimento, eu consigo vender (muito) todos os meus produtos e serviços.
Eu vendo esse serviço, cobro para escrever para outras pessoas. Esse conhecimento te gera muito respeito no seu mercado. Como é algo que poucas pessoas dominam, você passa a ser percebido como uma espécie de mestre, gênio.
As pessoas te procuram para saber: A minha copy está boa? Você se torna uma referência no assunto.
Você consegue rapidamente identificar se algo tem potencial de vender ou não?
A sua mente funciona de uma maneira muito mais rápida. Você está trabalhando o seu cérebro na máxima potencia. A sua capacidade de observação aumenta, a sua habilidade de conectar as informações, é algo maravilhoso.
MAS... não é tão fácil e simples assim evoluir nessa jornada. Exige tempo, exige investimento financeiro, exige paciência, e o mais importante, é preciso ter um MENTOR... Pelo menos se você quiser avançar mais rapidamente.
Eu tive que estudar muito (e continuo estudando), é algo que você não pode parar. Hoje eu sou fascinado pelo assunto, leio livros e mais livros sobre a mente humana (o que acaba te ajudando em muitas áreas da sua vida).
Mas eu entendi que HOJE, com essa habilidade, eu estou seguro no meu negócio e carreira.
É uma habilidade tão rara, tão difícil de dominar, que aqueles que conseguem, se tornam muito valiosos.
Muitos dos principais players do mercado brasileiro treinam suas equipes comigo, ou me contratam para escrever suas cartas de vendas.
Pessoas com uma audiência 10x maior, bem mais conhecidas, e que mesmo assim, sabem que não dominam essa arte.
Isso me permite ter um negócio mais enxuto, continuar low profile. Eu e a minha página em branco, que gera vendas e mais vendas...
Em outras palavras, a jornada não é fácil, mas a recompensa é espetacular.
Qual o período dessa primeira jornada? 12 meses.
Se você começar a sua jornada agora, levando muito a sério, em 12 meses você já estará no TOPO do mercado brasileiro. (A concorrência hoje é muito fraca).
12 meses é tempo o suficiente para estudar as principais técnicas, dominar a arquitetura da persuasão e desenvolver os 3 estilos de escrita.
Significa que depois de 12 meses nunca mais precisa estudar? Claro que não.
Mas a sua copy estará em outro nível. 30 dias depois de começar a estudar (VALENDO), você já sentirá uma total mudança no seu estilo de escrita.
Muito bem.
Eu decidi lançar uma nova formação de copywriters. A primeira versão que eu fiz (que já foi espetacular), eu foquei muito em ensinar técnicas e dar feedbacks.
O que eu vou continuar fazendo. Mas eu decidi que era necessário desenvolver uma formação ainda mais completa, ensinar absolutamente TUDO, não deixar nada de fora.
Eu tirei muito conteúdo, porque achei que seria muito avançado. Mas agora eu quero formar os alunos com 100% do método, apresentar todos os conceitos, trabalhar no desenvolvimento de cada tipo de escrita.
Será uma formação PREMIUM, que terá como meta, transformar esse grupo de alunos em Copywriters 5 estrelas, a elite do mercado brasileiro.
E você que é empreendedor, conseguir levar a oferta do seu produto/serviço para o nível mais avançado de todos.
Resumindo:
01 - A formação terá a duração de 12 meses
02- Já existe um baita acervo de materiais liberados para você estudar
03 - Teremos encontros AO VIVO a cada 15 dias. Nesses encontros vamos passando pelos pilares da nova formação.
04 - Teremos momentos de feedback (Identificar o estilo de escrita)
05 - Acervo de Copy e análises de cartas de vendas ao vivo
06 - Material bônus sobre Storytelling Avançado
07 - Ticket garantido para a Imersão Presencial (Quando for liberado novamente)
08 - Acesso LIBERADO a todas as certificação complementares de copy que eu criar durante os 12 meses da formação
09 - Formação Extra sobre Copywriting Para Anúncios
10 - Surpresa.
Como você deve imaginar, a formação terá um valor BEM elevado. E não tem como fazer diferente.
Por mais que eu queira ensinar muitas pessoas, neste nível mais avançado e completo, não é possível.
"Natanael, mas eu estou começando do zero".
Vai começar da melhor maneira possível.
Eu estou muito sério na decisão de formar um pelotão de elite. Copywriters que irão vender o serviço de copy e empreendedores que irão formar a sua equipe interna OU levar a sua copy para o próximo nível.
Ainda estou fechando os últimos detalhes da formação com a minha equipe. Em breve eu volto com mais novidades.
Se você está realmente interessado na formação, é bom ficar bem atento.
Enquanto isso, continue lendo a série e estudando cada detalhe.
Então é isso. Ufa!
Foi intenso. Mas valeu a pena. Parabéns para você que chegou até aqui, acompanhou todas as lições e deu esse passo importante na sua jornada como copywriter.
É isso!
Vamos em frente.
Deus te abençoe.
Natanael Oliveira
PS: Compartilha comigo nos comentários o seu aprendizado, como foi essa experiência, o que achou da série. Enfim, vamos conversar.
Copyright © Your Company. All Rights Reserved.