A Sua Chance de Criar E-books Que Vendem Como Água... |
Como Transformar o Seu Conhecimento em E-books Que Vendem de R$3.000 à R$5.000 por mês e ainda geram Leads Ultra-Qualificados Todos os Dias
Parte 03 de 03
Essa é a sua chance de criar uma fonte recorrente de lucro com o seu conhecimento que VENDE da maneira mais simples e fácil que existe
From The Desk Of Natanael Oliveira
- Windermere - Florida
Caro leitor(a),
Essa é a parte 03 de 03 da nossa série sobre Como transformar o seu conhecimento em E-books que vendem todos os dias.
Se você ainda não leu a parte 02 de 03, acesse aqui
Continuando...
Se você usar essa estratégia o mais rápido possível, em poucos dias você terá a chance de posicionar o seu nome como uma AUTORIDADE, criar um posicionamento de especialista, gerar uma lista de clientes e acumular picos de lucro todos os meses...
Na parte 01 e 02 dessa série eu falei sobre o porquê o momento atual é único e não deve durar muito tempo.
Afinal, quem conseguir se posicionar como um AUTOR no seu nicho, tende a atrair a audiência de maior qualidade.
E é aqui que ser o PIONEIRO pode fazer toda a diferença.
Eu expliquei também os bastidores do modelo de negócios que tem como ponto de partida a produção de e-books e falei do projeto 12 e-books por ano.
Também expliquei os processos que eu utilizo para escrever os meus e-books.
Mas uma pergunta que está deixando muita gente ansiosa é a parte das VENDAS. Como que vende um e-book?
Como que vende se você está começando do zero, sem audiência?
É realmente possível ter um negócio lucrativo APENAS com e-books?
E mais... O que é o Clube dos Autores? Como ele irá funcionar?
A sua espera finalmente chegou ao fim...
Bem-vindo a lição 03 de 03. (Som de apresentação... TA-DAM!)
Preparado?
Como Vender de 150, 300, 500 E-books Por Mês... Todos os Meses?
Ufa! Finalmente vamos falar sobre as estratégias de VENDAS para e-books. Eu usei o plural porque existem várias estratégias validadas.
Eu vou pontuar alguns cenários e a melhor estratégia para cada situação.
Mas antes de falar da estratégia em si, eu preciso ter a certeza que você entendeu primeiro o PORQUÊ vender e-books.
- Ebooks são fáceis de vender mesmo que você não tenha autoridade ou seja famoso. As pessoas compram a CAPA e o TEMA. (Não se importam tanto com o autor, pelo menos no começo)
- Ebooks te permitem criar uma audiência do ZERO com um custo muito pequeno. É melhor você investir em escrever 30 páginas e oferecer para download gratuito versus criar 30 vídeos e tentar gerar leads com esses vídeos.
- Quando você ESCREVE (do jeito certo, obviamente), o seu público tem um envolvimento muito mais forte com você. A experiência de aprendizado com textos é muito mais intensa. Escrever cria conexões fortes com o seu público.
- Você só precisa sentar e organizar o seu conhecimento em uma página em branco. Você não precisa de câmera, maquiagem, luz, microfone, absolutamente nada. Um texto (quando você sabe fazer), tende a sair 10x mais rápido que um vídeo
- Depois que você tem um e-book pronto, os seus vídeos, stories, lives, postagens no feed, todos eles podem simplesmente CONVIDAR para ler o seu e-book (Ou comprar o seu e-book quando for oferta)
- Quem quer se POSICIONAR sobre um assunto e criar AUTORIDADE, precisa escrever sobre ele. O texto cria autoridade, é um documento oficial, expressa a opinião, visão do autor/especialista. Um bom e-book (que pode no futuro virar livro físico, te dá mais autoridade do que muitos e muitos vídeos)Muito bem. Agora que eu destaquei os principais benefícios (mais uma vez), dos e-books, podemos avançar para as estratégias de vendas.
Eu comecei essa série colocando uma meta de vendas de aproximadamente 300 e-books por mês.
Agora vamos entender mais detalhes desses bastidores.
Eu preciso que você entenda que existem 3 cenários bem específicos.
Cenário número 01: Você está começando do ZERO: Nunca monetizou o seu conhecimento e quer finalmente ser recompensado por isso.
Cenário número 02: Você já tem lista de emails, já faz algumas vendas, já monetiza o seu conhecimento
Cenário número 03: Você já monetiza BEM o seu conhecimento. Tem vários produtos digitais e quer escalar os seus resultados
Em cada um desses cenários, temos um caminho diferente a seguir. Mas entenda que mesmo que você esteja começando do ZERO, você pode trilhar o caminho completo até um mix de produtos digitais.
Deixa eu explicar isso com mais detalhes.
"Natanael, é possível ter um negócio lucrativo APENAS com e-books?
Resposta: Sim!
É a maneira mais fácil?
Resposta: Não.
O ponto é bem simples de entender.
Quando você começa a ter clientes LEITORES, naturalmente um próximo passo desse público é desejar ter algum tipo de contato com você e com o seu método.
Se você validou um tema com um e-book específico, você pode TRANSFORMAR o e-book em um curso de vídeo-aulas.
Se você tem um e-book de R$19,90, uma versão avançada desse conteúdo pode ser entregue em um produto de R$97.
Agora você tem duas fontes de lucro.
01 - Ebook
02 - Curso de R$97
É uma obrigatoriedade? Não.
Mas é um caminho que acaba ficando extremamente simples de seguir.
Repare na ordem que eu recomendo.
01 - Transforme o seu conhecimento em E-BOOKS
02 - Transforme os seus E-BOOKS em CURSOS ONLINE
03 - Transforme os seus CURSOS ONLINE em Mentorias
04 - Transforme as suas Mentorias em GRUPOS de negócios
Percebe a evolução no modelo de negócios como um especialista?
Você começa como:
01 - Autor
02 - Produtor Digital
03 - Mentor
O problema é que a maioria ESMAGADORA começa tentando vender cursos online, gravando vídeos, lives, produzindo conteúdo aos montes sem ANTES ter um discurso oficial, um método oficial, um conteúdo minimamente organizado.
Resultado?
A própria audiência se perde.
O que eu quero dizer é que você tem algumas opções para vender os 300 e-book por mês.
Se você quiser, esse pode ser o seu modelo de negócios. Basicamente você cria e vende e-books. Todos os meses você cria novos e-books, aprofunda em novos temas.
Você pode criar um clube de assinatura (recorrência), todos os meses os seus leitores recebem algo novo, enfim... modelos não faltam.
Nesse caso, a estratégia de vendas será extremamente simples.
Passo 01: Página de PRÉ-VENDA
Passo 02: Sequência de Emails
Quando você não tem lista, está começando do mais absoluto zero. A venda do seu livro é a sua estratégia de construção de lista de emails.
Funciona basicamente assim:
Você cria uma página como essa:
As pessoas interessadas pelo TEMA, irão se cadastrar. Ao se cadastrar, elas irão receber uma sequência de emails abrindo a oportunidade de comprar o novo livro.
Fim!
Usando essa simples estratégia você já está no jogo.
"Natanael, mas eu não tenho audiência".
Antes de falar sobre quem NÃO tem uma audiência, vamos falar sobre quem já tem minimamente alguma audiência.
Você tem um perfil no Instagram, já tem um canal no Youtube, não sei... Imagine que você tenha lá algumas pessoas que já te acompanham.
Ótimo. Esse é o seu primeiro passo.
O problema da MAIORIA é que eles estão nas mídias sociais de MÃOS vazias. Em outras palavras, não tem nada para oferecer que seja fácil e rápido de vender.
Imagine que você já tenha o seu e-book pronto.
Você pode simplesmente fazer uma postagem avisando. Olha! Estou terminando de escrever um e-book sobre o tema X, quem tiver interesse, já pode entrar na minha lista de espera.
Vamos imaginar que você comece a escrever o seu e-book HOJE.
Imagine que você já definiu o tema. Bingo!
Você pode chegar e começar a falar sobre isso.
Turma, olha só... Comecei a escrever um e-book com o tema XYZ... nele eu vou falar sobre... 1,2,3.
Se você tem interesse no TEMA e quer ser avisado da pré-venda, já manda mensagem inbox, etc.
Preste muita atenção nisso. Eu vou te explicar apenas uma vez.
A produção do seu e-book se torna a sua LINHA EDITORIAL.
Você irá narrar o avanço do e-book, os capítulos, compartilhar frases, bastidores, etc.
Eu costumo iniciar as vendas dos meus e-books quando eu escrevi 90%, geralmente faltando 1 capítulo ou 2.
Por que eu faço isso?
Em alguns casos, eu gosto de rodar uma pesquisa após a compra, basicamente perguntando: Por que você comprou? O que você está mais interessado em aprender? Quem é você? Qual o seu cenário atual?
Com essa pesquisa com os COMPRADORES, eu termino o e-book quase que escrevendo de maneira PARTICULAR.
Alguns falam: Meu DEUS!!!! O Natanael parece que estava falando de mim.
Bem... eu realmente estava.
Eu me sinto um pouco idiota de estar compartilhando uma das técnicas que mais me ajudam a criar e-books. Mas tudo bem...
Essa é apenas UMA das várias que eu tenho na minha cartola. Lembra que eu tenho uma cabeça de cearense (Grandes proporções?) Pois é.
Tem muita coisa guardada. rsrs.
Mas continuando...
"Como eu consigo gerar tráfego?"
Você vai precisar INVESTIR em publicidade. E mais uma vez, existem pelo menos três maneiras de fazer isso.
01 - Se você tem como objetivo CRIAR um mix de produtos, então eu recomendo que você use a estratégia 01. Nessa estratégia, você coloca na frente um e-book que não precisa obrigatoriamente gerar lucro.
Aqui eu recomendo e-books bem baratos, de 30-45 páginas, cobrando o valor de R$7.
O seu verdadeiro lucro será no UPSELL, venda de outros programas, etc.
Aqui funciona assim:
01 - PDF GRATUITO
02 - Oferta na página de obrigado (R$7)
03 - Sequência de emails de vendas
02 - Se você quer lucrar APENAS vendendo os e-books, nesse caso você irá escrever e-books de 90-120 páginas, e irá cobrar R$19,90.
Aqui você usa o Funil da Pré-Venda. O ideal da estratégia da pré-venda é quando você irá criar vários e-books durante o ano. Afinal, cada mês, você terá uma campanha nova para rodar.
Essa é a que eu tenho feito agora. De um e-book para o outro o resultado é INCRÍVEL!
Por que?
Você consegue NOVOS clientes, mas os leitores "antigos", continuam comprando um e-book atrás do outro. Eu tenho alunos que já compraram mais de 10 e-books que eu fiz recentemente.
É nessa fase, que o AUTOR se torna mais importante que o tema. A pessoa compra porque já gosta de VOCÊ.
03 - Se você quer gerar uma fonte de lucro recorrente com os seus e-books, nesse você irá trabalhar mais forte com tráfego direto.
Aqui é para quem já tem uma habilidade maior em anúncios. Você pode simplesmente comprar tráfego para a página de vendas do seu e-book e trabalhar na gestão do ROI da sua campanha.
A vantagem é que quando você tem vários e-books, você tem muitas campanhas que podem rodar ao mesmo tempo.
E tem mais... se uma campanha começar a perder em conversão, você simplesmente pensa em outro tema de e-book para vender, ao invés de ficar brigando com os anúncios e com o Facebook.
Make sense?
Na PRÁTICA é Mais Ou Menos Assim Que Você Vende E-books Todos os Dias
Vamos ver alguns dos bastidores de cada uma das 3 estratégias.
Na estratégia número 01, para quem já tem produtos digitais e quer escalar o seu volume de leads e atrair bons clientes leitores.
Acima é um dos anúncios que nós rodamos promovendo um PDF, para na sequência vender o nosso e-book de R$7.
Lembre-se que essa estratégia funciona assim:
01 - PDF GRATUITO
02 - Oferta na página de obrigado
03 - Sequência de emails
O anúncio leva para a página de captura, prometendo um PDF (Texto). É importante que você entenda que o FORMATO do seu imã impacta drasticamente na qualidade e perfil do seu lead.
Na grande maioria dos casos, já na página de obrigado você tem um bom percentual de vendas.
Se a sua página de obrigado não vende NADA... tem algo muito errado e provavelmente não vale a pena você insistir na automação.
Em um cenário de 100 vendas, vamos imaginar que 40%, já acontece na página de obrigado, em alguns casos, 50% ou 60%.
Na grande maioria dos casos, já na página de obrigado você tem um bom percentual de vendas.
Se a sua página de obrigado não vende NADA... tem algo muito errado e provavelmente não vale a pena você insistir na automação.
Em um cenário de 100 vendas, vamos imaginar que 40%, já acontece na página de obrigado, em alguns casos, 50% ou 60%.
Mais uma vez, essa é uma estratégia que eu recomendo fortemente para quem já tem um mix de produtos. Pois o foco maior está na geração de um GRANDE volume de novos leads + primeiras vendas.
Alguns perguntam: Dá pra ser lucrativo? Depende o que é ser lucrativo para você e suas metas.
Vou mostrar alguns números dos e-books para ilustrar e vou falar também de um mix de produtos mais completos.
Esses números não são atualizados, mas mostram uma visão geral do que acontece nos primeiros meses de funil se você fizer tudo certinho e CLARO, se você já tem um mix de produtos validado.
"Natanael, você pode me ajudar a criar um mix de produtos?"
Sim. 🙂
Observe o número acima.
3.356 vendas. Aqui são vendas em sua maioria esmagadora frutos do funil automático. Esse é um e-book de R$7 e apenas 38 páginas.
A margem desse e-book está na casa dos 40%. Lembre-se que eu também uso os e-books como funil automático de upsell de um outro e-book ou como ativações, por isso a margem acaba ficando sempre maior.
Agora observe a imagem acima. Eu apresentei esse portfólio em maio de 2018, no encontro da Sala da Mente Mestre, obviamente os números já estão atualizados.
Mas eu quis mostrar uma primeira visão de como acontece uma jornada bem feita.
Repare que eu estou tratando do MESMO tema em produtos diferentes. Todos os produtos são de COPY, porém, com abordagens e metas diferentes.
De onde essa estratégia veio?
Dos e-books. É a mesma lógica que eu uso com os e-books.
Repare que ao invés de tentar fazer 500K com um único produto, eu divido isso entre produtos co-relacionados.
Repare nesse outro exemplo.
E-book agência Enxuta e uma espécie de variação do mesmo tema em um produto de recorrência, chamado Equipe Enxuta.
Consegue ver na prática a LÓGICA de tudo o que eu te expliquei na série?
Os meus e-books representam o PONTO DE PARTIDA de uma série de novos produtos.
Lembra que eu falei que no meu funil eu colocava as pessoas para entrarem no meu portal de membros vip? Recorrência?
Pois é.
Os meus e-books representam mais de 80% desses novos membros.
Enfim... Acho que já deu para você entender que o PROCESSO DE VENDAS, tem total relação com o modelo de negócios.
Resumindo: (mais uma vez)
01: Você pode vender e-books com um funil automático
Página de captura (PDF)
Página de obrigado (Oferta)
Funil de Vendas
02: Você pode vender com o Funil da Pré-Venda
Página de cadastro (Exemplo aqui)
Sequência de emails
03: Você pode simplesmente trabalhar com ofertas diretas.
Página de vendas (Exemplo aqui)
Remarketing
Mídias sociais apontando para a página de vendas
A Sua Oportunidade de Transformar o Seu Conhecimento em um NEGÓCIO
Eu tenho defendido há um temp que você precisa transformar o seu conhecimento em um NEGÓCIO e não apenas em um produto.
Nessa série eu me esforcei para colocar isso da maneira mais prática possível.
É claro que o primeiro passo para você criar um negócio com o seu conhecimento, envolve ter produtos, etc.
Mas eu espero que você tenha entendido que esse NÃO é um negócio simples, que qualquer um consegue fazer e ter resultados.
Se você for tentar fazer isso de qualquer jeito, além de não vender, existe o risco de "queimar" o seu nome e reputação.
Muitas pessoas ficam pelo caminho porque não se preparam da maneira certa.
Eu te apresentei o que eu considero ser a jornada mais segura e pé no chão.
01 - Transforme o seu conhecimento em e-books
02 - Transforme os seus e-books em cursos online
03 - Transforme os seus cursos online em mentorias
04 - Transforme suas mentorias em grupos e eventos
MAS... lembre-se: Você pode e deve começar a gerar lucro como um AUTOR, alguém que transforma o conhecimento em textos.
Como eu gosto de dizer, TEXTO em DÍGITOS.
Eu apresentei uma jornada completa, com inúmeras possibilidades. Mas você pode começar (pé no chão), simplesmente monetizando o seu conhecimento com os seus e-books.
Comece gerando um lucro de R$3.000, R$5.000 por mês, comece fechando o ano com um resultado de R$15.000, R$30.000.
Nada mal, certo?
Aos poucos, você vai avançando na jornada.
Se você já tem produtos, já está na jornada, você pode ESCALAR os seus resultados e AUTORIDADE com os seus e-books, ganhar o status de AUTOR.
Lembre-se: Quando você tem e-books vendendo, fica muito mais fácil chamar atenção das editoras.
E é exatamente aqui que entra o meu novo programa chamado Clube dos Autores.
Como irá funcionar o Clube dos Autores?
Na prática, o Clube dos Autores será um programa avançado de Mentoria + Formação de Novos Autores para o mundo digital.
Eu vou compartilhar todas as minhas técnicas avançadas de escritas, não somente para escrever e-books, mas também para conteúdos (como esse que você está lendo para VENDAS).
Em outras palavras, eu vou te ensinar não somente a CRIAR o produto em TEXTO mas também como vender esse produto usando TEXTOS.
Eu vou fazer isso através das nossas REUNIÕES semanais. Durante 30 dias eu vou te ajudar a criar o seu livro e colocar para vender.
Essas reuniões serão dividas em 2 formatos.
O formato bastidores: Onde eu vou compartilhar exatamente O QUE eu estou fazendo agora. Que estratégia, que anúncio, o que estamos fazendo para vender os e-books que tem funcionado melhor.
Compartilhar também o E-BOOK que eu estou escrevendo e as técnicas que eu estou utilizando.
Eu comecei um novo livro agora em Abril e vou escrever 1 e-book por mês, durante 12 meses. Essa é a meta que eu quero colocar para os membros do Clube dos Autores.
Eu também vou colocar os meus alunos em contato com as editoras que eu tenho contato. Quando você escrever os seus primeiros e-books, nós iremos encaminhar esses materiais para as editoras.
Quem sabe você não consegue uma reunião e fecha um projeto?
Teremos também o momento que para mim é o mais importante de todos. E também o fator que irá colocar um VALOR elevado nesse programa.
Durante a nossa reunião de mentoria (vamos divulgar o calendário para os membros) eu pessoalmente irei criticar, orientar e dar feedback na estrutura dos e-books, promessas, preço, estratégia, etc...
Eu serei o seu MENTOR na criação dos seus 12 e-books.
Consegue imaginar o quanto isso será trabalhoso? Pois é.
Eu pensei em cobrar R$12.000. O que seria R$1.000 por cada e-book (o que é ridiculamente barato). Mas eu decidi não fazer contas desse tipo, caso contrário, eu voltaria a cobrar os R$25.000 e continuaria com o programa individual.
Eu tenho um programa individual de R$25.000 onde eu faço reuniões individuais e ajudo na criação de UM livro ou e-book.
Mas, pelo valor, muitas pessoas ficam de fora apenas babando. Por isso eu decidi criar o CLUBE dos Autores com algo mais acessível.
Mas, confesso que ficou bem difícil.
Eu não acredito que seja possível APENAS ensinar a escrever, eu preciso dar feedback, acompanhar, por isso não consegui encaixar nada de um valor mais acessível.
Enfim...
A minha primeira meta será ajudar na criação do primeiro e-book + primeira estratégia de vendas. O objetivo é que essa primeira estratégia já possa ajudar a recuperar o investimento. Os outros e-books irão acumular lucros e mais lucros.
Essa é a ideia.
Bom, então é isso.
O resumo é esse:
Será um programa com encontros de mentoria (4 Encontros durante 30 dias)
Será um programa com acesso aos bastidores do que estamos fazendo (Durante 30 dias)
Eu vou te ajudar a SE POSICIONAR, criar os melhores temas, ESCREVER e VENDER.
E ainda tem uma SURPRESA bônus. Mas vou deixar isso para contar para os membros.
O valor?
Bom... como eu disse, o último número que pensei foi o de R$12.000. Mas não sei, mesmo assim, ainda acho muito barato.
Preciso refletir sobre formatos, o que fica um melhor custo-benefício e o que fica viável.
Vou refletir mais um pouco.
Então é isso. Clique no botão abaixo caso ele esteja disponível para ver todos os detalhes sobre o Clube dos Autores.
Espero que você tenha curtido cada uma das 3 lições. Eu confesso que sempre fico EXAUSTO após terminar uma série como essa.
E nesse caso, fiquei duplamente cansado, porque eu perdi (por duas vezes), uma parte do texto e tive que começar novamente. O Optimize press me paga!
Mas eu voltei, tomei um café e comecei a escrever novamente. Afinal, eu tenho MÉTODO e isso faz toda a diferença.
Agora vou dar uma pausa. Refletir e volto com mais novidades.
Enquanto isso, deixa nos comentários abaixo o seu feedback, dúvidas, comentários.
Vamos em frente!
Deus te abençoe
Natanael Oliveira