LIÇÃO 01 DE 03 - CLIQUE AQUI PARA LER A LIÇÃO 01
"Não importa o seu método de vendas, esse roteiro vai te ajudar a aumentar a sua conversão já na próxima oferta"...
Caro leitor,
Seja bem-vindo de volta.
Chegamos na lição 02 da nossa série. Na lição 01 eu falei sobre a sua jornada como copywriter, aquilo que você precisa estudar, o que faz diferença você dominar.
Destaque especial para a frase: Aprenda a LER como um copywriter. Leia essa série com muita atenção, preste atenção nos detalhes.
Agora chegou o momento de entender como funciona a arquitetura da persuasão, como acontece o processo de organização de uma copy e principalmente a geração de novas ideias.
O que eu vou te apresentar agora funciona, não importa se você irá fazer lançamentos, funil, webinar, lives, não importa.
Sempre que você começar a escrever uma copy, estes princípios devem estar presentes.
Observe as marcações vermelhas na copy acima.
Proof: Prova
Promisse: Promessa
Eu chamo isso da técnica dos 2Ps em uma copy.
Funciona mais ou menos assim. Sempre que você fizer uma promessa, apresente logo em seguida alguma evidência, uma prova, um exemplo real.
TUDO o que você diz em uma copy em termos de promessa, precisa de uma prova.
Sabe qual o problema da maioria dos copywriters iniciantes? Eles simplesmente começam a escrever sem o mínimo de preparação.
Eu vou te dar um exemplo prático de como eu começo a escrever uma copy.
Antes de começar a escrever, eu abro uma pasta e começo a adicionar imagens com provas, evidências do que eu irei apresentar.
Eu procuro por elementos que possam validar a minha copy, deixar ela mais crível. Observe o exemplo abaixo:
Eu usei a imagem acima para vender a minha imersão dos produtores digitais. Nela, eu explico a minha sequência de ofertas.
Mas eu falo o seguinte: De onde isso surgiu? Foi eu que criei? Não. Eu aprendi esse modelo no meu grupo de Mastermind nos EUA, com Ryan Deiss e Roland da Digital Marketer.
E eu mostro uma imagem da reunião do mastermind...
Eu não simplesmente falo que eu aprendi nos EUA. Eu provo. Eu mostro. Se a sua copy é repleta de promessas vazias, a sua copy é fraca.
O que você precisa fazer é o seguinte....
Se você é um leitor atento, já deve ter percebido que o grande segredo do copywriter 5 estrelas está no momento da pré-escrita.
A maioria fica quebrando a cabeça com os seus textos, sem antes planejar o que falar, como falar, para quem falar.
Imagine um diretor reunir todos os atores, chegar em um lugar qualquer, e então começar a pensar: Deixa eu ver o que eu vou gravar aqui...
Parece loucura, certo?
Pois bem. É isso que a maioria esmagadora dos copywriters iniciantes fazem. Eles começam a ler outras cartas, muda o título, escreve um parágrafo, coloca uma frase a mais, é um verdadeiro CAOS.
Muito bem. Na prática o que você precisa fazer?
01: Crie uma pasta para cada carta de vendas
02: Separe imagens, prints, vídeos, tudo o que possa ser relevante para a sua copy
03: Comece a procurar por alguma matéria, depoimento, pesquisa, algo que possa ajudar a validar o seu discurso
04: Caso você tenha depoimentos, separe os depoimentos.
05: Histórias: Faça uma lista de possíveis histórias que possam ajudar a deixar a sua copy mais forte
06: Frases de Impacto: Fique rabiscando algumas frases de impacto que possam te ajudar na sua copy. Por exemplo, quando eu comecei essa série, a frase que eu tinha separado: Antes de aprender a escrever como copywriter, aprenda a ler como copywriter.
Eu não sabia exatamente onde e como eu iria usar. Talvez eu sequer não utilizasse. Mas ela estava na minha lista de frases de impacto.
Por exemplo: Eu tenho a frase: Copy não é sobre aprender a escrever é sobre aprender a pensar. Mas eu não usei essa frases na copy original dessa série.
Mas pensando bem... Talvez eu tenha feito isso agora. Ops...
A Base de uma copy profissional é o seu nível de credibilidade.
Quando você faz a união de argumentos emocionais + prova... Bingo!
Vamos lá para uma análise extremamente prática de uma carta de vendas com o conceito apresentado acima.
Preparado? Essa é a página da copy original para você ler todos os detalhes.
Esse é um desafio de 3 dias para ajudar a criar uma presença online para TV. Em outras palavras, como conseguir transformar o seu conteúdo em pauta para TV.
Eu vou apresentar os exemplos de prova dessa copy.
A primeira prova que eu uso é essa acima.
Eu falo que nós fizemos uma primeira imersão, foi um valor pouco acessível e para um grupo bem seleto.
Agora analise essa imagem com atenção. O que ela mostra?
01 - Exclusividade
02 - Prova Social
03 - Cria desejo
04 - Cria autoridade
05 - PROVA que o assunto da copy é verídico
Depois eu adiciono mais quatro provas.
É esse o tipo de planejamento que você precisa na sua copy. Eu tinha mais elementos para usar na copy.
Porém, eu só uso aqueles que vão combinando com as decisões que eu vou tomando no processo de estruturação da copy.
A vantagem é que eu faço todo esse processo SEM precisar escrever uma única palavra. Eu vou literalmente montando as peças, VISUALIZANDO a copy antes de escrever.
POR FAVOR, preste muita atenção no que eu acabei de falar. Isso aqui é OURO PURO nas suas mãos. Não jogue isso fora. Não faça isso com você.
Entenda: Você precisa aprender a VISUALIZAR a sua copy. É uma imagem CLARA na sua mente, antes mesmo de escrever.
Hoje eu consigo escrever uma carta completa na minha mente. Não que eu faça palavra por palavra, mas eu dedico a maior parte do meu tempo na ESCRITA MENTAL.
Eu fico montando as peças. Fazendo a organização das informações. Depois de um tempo de treino, a sua mente ficará extremamente rápida.
É difícil explicar, mas quando eu começo a montar uma copy na minha mente, o processo é extremamente rápido, as ideias começam a surgir, as frases, eu começo a fazer conexões e a copy vai surgindo.
MAS até chegar nesse nível, eu precisei seguir um PROTOCOLO muito específico de treino de escrita e ESTUDO de copy.
E tem mais um detalhe... LEITURA, LEITURA, LEITURA...
Mas não qualquer tipo de leitura. Você precisa ler um estilo de copy que você deseja modelar. A nossa mente é extremamente poderosa na arte do ESPELHAMENTO.
Se você ficar assistindo um palestrante por muito tempo, a sua mente facilmente consegue modelar a maneira como ele(a) fala. O mesmo acontece com a sua ESCRITA.
Se você curte a copy de alguém, leia o MÁXIMO possível desse autor(a), a sua mente irá começar a espelhar.
Deixe o seu subconsciente entender a importância da copy na sua vida. O poder das palavras, leitura, construção de ideias.
Muito bem...
Você aprendeu a técnica dos 2Ps... Ela é básica para deixar a sua escrita mais organizada e obviamente, mais persuasiva.
Vamos para o próximo passo?
O próximo conceito é muito poderoso, talvez um dos mais difíceis de dominar.
Eu vou me esforçar para explicar da maneira mais simples e prática possível.
Mas antes, eu quero te fazer um convite, algo muito importante para o seu aprendizado.
Vá até a aba de comentários e compartilhe comigo o que você aprendeu até agora. Me fale qual parte chamou mais a sua atenção, o que você está curtindo na série, quais as suas descobertas.
Esse é um exercício de FIXAÇÃO. Falar sobre algo que você está estudando, registrar isso publicamente, cria conexão neural, reforça o aprendizado.
Continuando...
Na imagem acima, existem algumas marcações de uma das técnicas mais poderosas de todas para segurar a atenção do leitor.
Eu chamo essa técnica de Reset de Atenção. Imagine o som de um estralar de dedos. Alguém chamando a sua atenção e falando... Ei! Me escuta... Acorda!
Presta atenção aqui...
Os trechos marcados assim: Eu também vou mostrar para você como...
Outro trecho diz: Eu vou te explicar isso em breve...
Em outras palavras, essas frases de conexão e antecipação, resetam a atenção do seu leitor.
A nossa mente tende a ignorar o "meio" das coisas. Lembramos muito bem do começo e fim, mas o meio é algo mais difícil de armazenar.
É por isso que um copywriter profissional sabe criar uma série de começo e fim no seu texto. Ele encerra um ponto, dá uma ênfase e então começa o próximo.
Se você prestou atenção, eu acabei de fazer isso com você.
Muito bem... Você aprendeu a técnica dos 2ps. Agora eu vou partir para uma técnica que é extremamente avançada, muito poderosa e difícil de dominar.
Mas antes, compartilhe comigo o que você aprendeu. Vamos dar um time e voltamos em breve.
Eu encerrei o fluxo natural de apresentação e dei um Reset. Eu te dei a vitória de concluir o primeiro ponto. Muito bem! Terminamos. Quer continuar?
A abertura de loop não se trata apenas de ficar criando expectativa. Você não pode ficar somente estimulando o público, é preciso acalmar a mente, fazer afirmações e conclusões.
O ideal é que você use alguma técnica de reset de atenção após 4-5 parágrafos. Ou, a cada 4,5 minutos do seu vídeo.
Se você não fizer essa quebra, corre sérios riscos de perder a atenção do seu público.
Comece a reparar nos filmes e séries, como existe uma série de "respiros". Cenas mais calmas, algo mais do cotidiano, mais tranquilo e óbvio.
Isso é proposital. Ninguém aguenta tensão o tempo todo, não pode ser ação o tempo todo, é estressante para o nosso cérebro.
Quando você fizer um Reset de atenção, o próximo parágrafo ou trecho do vídeo é muito importante.
Por que?
É simples. Você terá a atenção plena durante os próximos 4,5 minutos (4-5 parágrafos).
É aqui que você pode apresentar um conceito mais completo, fazer uma afirmação mais forte ou mesmo contar uma história com mais detalhes.
É crucial que você domine essa sequência de estímulos, principalmente definindo qual será o foco do próximo parágrafo ou trecho do vídeo.
Você pode falar com o cérebro reptliano, límbico ou neocortex. Um de cada fez, nunca os 3 ao mesmo tempo. Nunca repetindo sempre o mesmo estímulo.
É exatamente por isso um copywriter 5 estrelas DOMINA 100% cada um dos elementos persuasivos.
Lembre-se: 7 estímulos ao cérebro reptliano, 7 Gatilhos Mentais, 7 estímulos ao NeoCortex.
Antes de encerrar essa lição, eu quero deixar uma lista do que você precisa estudar e DOMINAR para se tornar um copywrieter 5 estrelas.
01 - Estudo da mente (3 Cérebros)
02 - Arquitetura da Persuasão
03 - Construção de uma Big Idea
04 - Técnica dos 2Ps (Promessa-Prova)
05 - Storytelling
06 - Reset de atenção
07 - Estímulos (Reptliano, Límbico, NeoCortex)
Com esses 7 pilares, criar uma oferta, oferecer um produto/serviço será algo extremamente simples para você.
A propósito, esse é o EXATO escopo da minha nova formação de copywriters.
Eu farei uma formação de 12 meses, explorando cada um desses pilares, estudando cada uma das técnicas, analisando centenas de cartas de vendas.
Além disso, teremos sessões de feedback individuais para os membros. Enfim, será algo único.
Falarei mais sobre isso na próxima lição.
Na lição 03, que será a última, vamos entrar na escrita em si, a formatação de uma copy de vendas utilizando todas as técnicas avançadas.
Ansioso para a próxima lição?
Eu já estou... Quando irei liberar?
Ainda não sei.
Mas eu sugiro que você leia com muita atenção o que já está liberado. Lembrando que eu não irei deixar a série liberada por muito tempo.
É isso.
Vamos em frente!
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